Respirar pela boca é um hábito muito prejudicial à saúde, e muitas pessoas têm esse hábito, principalmente enquanto estão dormindo, falando ou praticando esportes. A respiração bucal altera todo o funcionamento normal do organismo, pois compromete a distribuição de oxigênio e nutrientes para todas as células, tecidos e órgãos. Diversos problemas de saúde considerados “crônicos” são consequência da respiração bucal (rinite, sinusite, asma, bronquite, gastrite, refluxo, constipação, etc), e tratamentos com medicamentos não tratam as causas.
Nem sempre é fácil saber se estamos respirando pela boca. Talvez você não saiba que respira pela boca porque isso muitas vezes ocorre apenas enquanto estamos dormindo, e quando estamos acordados a respiração é normal, pelo nariz.
Quando alguém respira pela boca, mesmo que seja apenas dormindo, isso é suficiente para causar alterações no funcionamento do nosso organismo. Ao respirar pela boca a nossa língua é “obrigada” a ficar em uma posição mais inferior dentro da boca, e a alteração da posição da língua altera também toda a musculatura da cabeça e pescoço, e favorece o aparecimento do ronco e de dores orofaciais, como as dores de cabeça, alterações de postura, além da alteração na posição dos dentes, rinite, sinusite, asma, gastrite, refluxo, bruxismo, e muitos outros problemas de saúde considerados crônicos.
Mas como saber então se eu sou um respirador bucal? Quando não percebemos que estamos respirando pela boca durante o sono, alguns sinais e sintomas nos mostram que provavelmente a nossa respiração está alterada:
- Você percebe que seus lábios estão sempre ressecados?
- Você sente a boca seca?
- Você sempre acorda durante a noite para tomar água ou ir ao banheiro?
- Você sente muita sonolência e cansaço durante o dia?
- Você costuma babar no travesseiro enquanto está dormindo?
- Você com frequência percebe que está com olheiras?
- Você tem azia, refluxo ou gastrite com frequência?
- Você percebe que está com bruxismo, ou está forçando os dentes sem querer, ou que os dentes estão se quebrando ou ficando desgastados?
- Você sente dores de cabeça com frequência, ou zumbido ou dor na região do ouvido?
Esses são apenas alguns sinais que indicam que provavelmente você está respirando pela boca enquanto está dormindo, e isso está causando alterações no funcionamento de todo o seu corpo e na sua saúde.
Ao perceber quaisquer um desses sintomas acima você pode nos procurar para que possamos equilibrar a sua respiração e a sua saúde.
RESPIRADOR BUCAL
É aquela pessoa que não usa o nariz para inspirar e espirar, trazendo uma série de disfunções à saúde, pois o hábito de respirar pela boca aumenta a chance de infecções da laringe, traqueia e pulmões. Porém, além desses males, os dentes também sofrem consequências, assim como o desenvolvimento dos ossos da face.
Sinais do respirador bucal:
- Problemas respiratórios (rinite, bronquite, otite, amigdalite);
- Lábios entreabertos e ressecados com gengivas inflamadas;
- Ronco, sono agitado e pesadelos;
- Baba durante o sono (dorme de boca aberta);
- Olheiras e aspecto cansado;
- Irritabilidade por noites mal dormidas, podendo ficar hiperativo ou sonolento durante o dia;
- Respiração barulhenta por causa da flacidez na boca e na língua, o processo de mastigação e deglutição também ficam comprometidos;
- Come rápido, mastiga pouco, utiliza líquido para auxiliar na hora de engolir e prefere alimentos pastosos;
- A fala, o sono e a concentração sofrem danos.
Crianças respiradores bucais costumam ficar com a boca aberta por tempo prolongado e dormem com ela assim. Além disso, elas roncam com mais facilidade, babam durante o sono, têm dificuldade na hora de se alimentar, possuem respiração barulhenta, tendem a ter a arcada dentária superior para frente e a posterior para trás, apresentam boca ressecada, rosto alongado, cabeça, ombros e braços projetados para frente.
A criança que respira pela boca tem olheiras e aspecto cansado, podendo ficar hiperativa ou sonolenta durante o dia. Tem a respiração barulhenta, come rápido, mastiga pouco e bebe líquidos para auxiliar na hora de engolir esses são alguns sinais. Quanto antes se corrigir essas disfunções, mais rápido a criança voltará a ter qualidade de vida. Nem sempre se apresentam todos os sintomas citados acima. A percepção de alguns deles já é suficiente para identificar uma disfunção e corrigi-la.
Baixo rendimento escolar, problemas de crescimento, dificuldades de mastigação e infecções respiratórias estão na lista de transtornos. Respirar pela boca na infância causa uma série de malefícios ao organismo e essa disfunção nem sempre é notada pelos pais. Cerca de 30% das crianças em idade pré-escolar sofrem com a síndrome da respiração bucal (SRB), transtorno responsável não somente por noites mal dormidas, como pelo baixo desempenho escolar, problemas de crescimento e de postura, dificuldade de deglutição, mastigação e oclusão, além de apresentarem maior chance de desenvolvimento de infecções respiratórias. Quando seu filho(a) respira pela boca, o CÉREBRO recebe menor quantidade de OXIGÊNIO, o que prejudica a capacidade de atenção e consequentemente o rendimento escolar.
O nariz funciona como um filtro de ar. Ao respirar pela boca, todas as impurezas, como vírus e bactérias, penetram mais facilmente no nosso organismo. Em alguns casos, os pais podem notar a respiração bucal já nos primeiros dias de vida. Quando o diagnóstico e o tratamento acontecem precocemente, os riscos de sequelas são menores. É importante entender que o certo é sempre respirar pelo nariz.
Quando adquirimos o hábito de respirar pela boca, ocorre a acomodação da musculatura, além de alterações ósseo-faciais. As causas por trás da respiração bucal estão geralmente associadas com hábitos adquiridos desde a infância, desencadeados por amamentação incorreta do bebê na posição horizontal. Isso pode levar a alterações orgânicas, como o desvio de septo ou aumento da adenoide (tecido que reveste as cavidades nasais) ou amígdalas (tecido linfoide situado à entrada da garganta). E também alterações funcionais, como as alergias são responsáveis pela obstrução do nariz e que fazem com que respiremos pela boca.
O tratamento para a respiração bucal é corrigir essa disfunção procurando um Cirurgião-Dentista (Médico Orofacial) com conhecimento sobre função e disfunção do nariz e boca.
DEGLUTIÇÃO ATÍPICA
Existe uma posição correta para que língua e bochecha fiquem, de forma que não exerçam nenhum tipo de força errada sobre os dentes. Se respirarmos pela boca permanecemos a maior parte do tempo com a boca aberta, e essa posição normal da musculatura é modificada e o equilíbrio de forças muda, aplicando-as inadequadamente nos dentes, que acabam mudando de posição. Ao respirar pela boca, não existe mais equilíbrio muscular, pois a língua neste caso se acostuma a permanecer numa posição mais inferior dentro da cavidade bucal, alterando também todos os demais músculos.
A língua está inserida no osso hioide, localizado no pescoço. O osso hioide é o único osso do nosso corpo que não se articula com nenhum outro osso, mantendo sua posição apenas com o equilíbrio muscular (músculos supra e infrahioideos). O osso hioide pode ser considerado o osso de maior importância do nosso corpo, pois é o responsável pelo ato de respirar, engolir, mastigar e falar. Quando a língua altera a sua posição natural, também irá alterar a posição fisiológica do osso hioide, alterando o centro de gravidade da cabeça e levando inclusive a alterações nos ombros, coluna, e consequentemente na postura.
Nas crianças, o hábito de sucção de chupetas e dedos, o uso de mamadeira, e a falta do aleitamento materno correto são fatores que desencadeiam desequilíbrios da musculatura orofacial, culminando na deglutição atípica. Deglutição atípica e respiração bucal estão intimamente associados e são a causa principal de 92% dos problemas de saúde considerados crônicos.
Sinais da deglutição atípica:
- Recorrentes crises de rinite, bronquite, otite, amigdalite e outros;
- Os lábios são normalmente entreabertos, ressecados e a gengiva pode inflamar;
- O céu da boca fica profundo e a língua baixa;
- Roncar, ter sono agitado e pesadelos;
- Dorme de boca aberta e baba durante o sono;
- Tem olheiras e aspecto cansado;
- Irritabilidade por noites mal dormidas, podendo ficar hiperativo ou sonolento durante o dia;
- Respiração barulhenta;
- Por causa da flacidez na boca e na língua, o processo de mastigação e deglutição também ficam comprometidos;
- Dentes do meio da arcada de cima (incisivos superiores) abertos e projetados para frente;
- Come rápido, mastiga pouco, utiliza líquido para auxiliar na hora de engolir, e prefere alimentos pastosos;
- Postura inadequada, normalmente com a cabeça para a frente e o queixo para trás.
O que fazer então? Observou que seu filho é Respirador Bucal?
Consulte um CIRURGIÃO-DENTISTA (Médico Orofacial) e comece a tratar os dois órgãos mais importantes do seu corpo e que estão sofrendo essas disfunções: BOCA E NARIZ. Essa é a forma de TER e MANTER a SAÚDE sua, do seu filho e de toda a família. Boca e Nariz precisam funcionar de acordo com a Fisiologia humana. Sem o uso de medicamentos, tendo o conhecimento da fisiologia humana, usando exercícios, usando o SISTEMA MYOBRACE, com o objetivo de TRATAR AS CAUSAS DAS DISFUNÇÕES, corrigindo o funcionamento de boca e nariz, e se necessário HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS para fazer o equilíbrio hormonal.
ONDE COMEÇA UMA DOENÇA E COMO TRATAR E MANTER A SAÚDE?
Imagine, por exemplo, um bebê que acabou de nascer e tem dificuldade de respirar, ele vai respirar pela boca. Desde o primeiro dia ele já é um respirador bucal. Vocês conhecem crianças que, ainda no ventre da mãe estão chupando o dedo da mão ou do pé? Por que ocorre isso? Porque as células são inteligentes. E quando é que as células ficam “burras”? Quando é que a célula começa a ter dificuldades e começa a doença? Quando há redução na disponibilidade de oxigênio, quando esse não entra pelo nariz. Os ganhadores do prêmio Nobel de MEDICINA E FISIOLOGIA de 2019 William G. Kaelin Jr., Sir Peter J. Ratcliffe, e Gregg L. Semenza afirmam que a glicose e o oxigênio constituem o que a célula necessita para se manter viva. Quando se retira um dos dois, ocorre um problema em todas as células do corpo, e o cérebro é o primeiro a ser afetado. Portanto, a fisiologia celular e a inteligência das células são a base do trabalho científico do Sistema Myobrace, que é uma tecnologia australiana que usamos para tratar as alterações de função da boca e do nariz. Com ele você melhora a respiração, induz as células que eram “burras” a ficarem inteligentes e o resultado é que todo o sistema passará a trabalhar de forma correta.
A glicose, o oxigênio e os hormônios são os três pilares da saúde do corpo humano. Afinal, ele é formado por células, tecidos e órgãos que necessitam da glicose, de oxigênio (que entra pelo nariz - O2, CO2 e óxido nítrico) e de hormônios.
A respiração oral representa uma queixa frequente nos ambulatórios de otorrinolaringologia, de pediatria e até mesmo de clínica médica. Um estudo realizado na cidade de Londrina, no Paraná com 496 crianças de uma escola fundamental, encontrou uma prevalência de respiradores bucais nesta população de 56,8%. Ao analisar um respirador bucal deve-se ter em mente que respiração oral não é uma doença e sim uma disfunção com sinais e sintomas característicos e com um grande número de etiologias, tanto intrínsecas quanto extrínsecas ao nariz. Tal síndrome incide principalmente na faixa etária pediátrica, e é justamente nessa faixa que as repercussões do tratamento inadequado são mais importantes e evidentes.
A boca é sem dúvida um órgão de múltiplas funções durante toda a vida e que deve estar sempre úmida com SALIVA, que é uma das partes mais importantes da boca. A respiração e a amamentação do recém-nascido feitos corretamente são o ponto fundamental para um ótimo equilíbrio e desenvolvimento sem doenças respiratórias e digestivas no indivíduo, e lógico, um cérebro bem oxigenado é a razão de uma boa saúde.
Ao consultar um Cirurgião-Dentista especializado em Saúde Integrativa e que pratica os conceitos da Medicina Orofacial é possível começar a tratar os dois órgãos mais importantes do seu corpo que estão causando essas disfunções: boca e nariz. Essa é a forma de TER e MANTER a SAÚDE sua e de toda a sua família. Boca e Nariz precisam funcionar de acordo com a Fisiologia Humana. Sem o uso de medicamentos, tendo o conhecimento da fisiologia humana, usando exercícios, usando o SISTEMA MYOBRACE, para corrigir boca e nariz e se necessário HORMÔNIOS BIOIDÊNTICOS para fazer o equilíbrio hormonal.
ODONTOLOGIA MIOFUNCIONAL E A SAÚDE
A Odontologia Miofuncional é uma tecnologia que trata as causas das principais disfunções da boca e do nariz, proporcionando mais saúde e menos medicamentos.
Boca e nariz são os dois órgãos principais dos quais depende o funcionamento de todas as demais estruturas do nosso corpo. Tudo que nosso organismo necessita para funcionar entra pela boca e pelo nariz. Quando boca e nariz não estão funcionando da maneira ideal, isso ocorre devido a alterações no modo como respiramos, mastigamos e engolimos. Se não respiramos, ou não mastigamos, ou não engolimos da maneira correta, alterações no crescimento craniofacial e no funcionamento da boca e do nariz irão ocorrer, desencadeando problemas de saúde considerados crônicos.
A respiração pela boca altera a posição da língua, alterando também a deglutição (ato de engolir). As disfunções da boca e do nariz costumam alterar o crescimento e desenvolvimento craniofacial correto, levando ao mau posicionamento dos dentes, e com o passar do tempo surgem rinites e doenças respiratórias crônicas como a asma, ronco, apneia obstrutiva do sono, dores orofaciais como as enxaquecas, desgastes dentários (bruxismo), disfunção da articulação temporomandibular (ATM), alterações na postura, gastrite, refluxo e doenças sistêmicas como hipertensão e diabetes, além de outras alterações.
O desequilíbrio das forças musculares da cabeça e do pescoço e a respiração pela boca são responsáveis por todas essas alterações. Respirar pela boca e não apenas pelo nariz é um hábito que também altera a distribuição ideal de oxigênio por todo o corpo.
Se eu tenho um vazamento na parede que faz descascar a pintura, resolverá se eu simplesmente fizer uma pintura nova? Ou eu terei que consertar o vazamento? Pois no nosso corpo também ocorre de maneira semelhante a esse exemplo: se algo não está bem, o que é melhor? Simplesmente remediar o problema, ficando dependentes de tratamentos que agem diretamente nas doenças e que apenas remediam os sintomas, mas que não agem nas causas? Ou REMOVER A CAUSA que o provocou? O que é melhor, tratar a saúde ou a doença? Nosso organismo é uma máquina perfeita e foi criado para funcionar de uma maneira ideal, e com os combustíveis corretos para o seu funcionamento. Se usamos um combustível adulterado em um carro, depois de algum tempo surgirão problemas, não é verdade? Pois no nosso corpo também é assim: precisamos fornecer ao nosso organismo os nutrientes e combustíveis que ele necessita para funcionar corretamente e mantermos nossa saúde.
Se temos uma alteração no funcionamento de alguma célula, tecido ou órgão, precisamos TRATAR AS CAUSAS dessa disfunção para devolver a saúde. Tomar um medicamento às vezes melhora apenas os sintomas de uma doença, mas as verdadeiras causas precisam também ser combatidas para que nosso organismo funcione corretamente, com os combustíveis ideais.
Por esse motivo a Odontologia Miofuncional é tão diferente, tendo o foco em tratar as causas das disfunções da boca e do nariz, melhorando o funcionamento de todo o corpo. O foco da Odontologia Miofuncional não é cuidar apenas dos dentes, mas é de cuidar da saúde do dono do dente, você!